A jornada na Medicina do Dr. Mario foi marcada por momentos de dúvida, mas também pela oportunidade de testemunhar avanços incríveis.
Em 2001, o Dr. Mário Flamini deu início à sua jornada na faculdade de medicina em Catanduva com grandes expectativas e determinação. Os primeiros anos da graduação foram marcados por desafios acadêmicos e pela empolgação de aprender sobre a complexidade do corpo humano. No entanto, algo começou a incomodá-lo nos anos seguintes.
No segundo e terceiro ano da faculdade, um conflito interno surgiu. O Dr. estava estudando disciplinas como biofísica e bioestatística, que pareciam distantes do contato direto com os pacientes. Ele se perguntava: “Será que realmente vou precisar disso? Se eu não souber essas matérias, conseguirei atender bem aos pacientes?” Naquela época, o Dr. Mário não conseguia enxergar a importância desses conhecimentos, mas sempre confiante no processo.
Apesar desse conflito, ele sempre soube que seu destino estava na área cirúrgica. O Dr. Mário tinha dúvidas entre cirurgia plástica e aparelho digestivo, e sua amizade com os profissionais da ortopedia também era forte. No entanto, qualquer que fosse sua escolha, a cirurgia geral era o primeiro passo necessário. Assim, Dr. Mário decidiu fazer sua residência em cirurgia geral na Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto e lá se apaixonou pelo aparelho digestivo.
Uma das revoluções mais marcantes que o Dr. testemunhou em sua carreira médica foi a evolução da cirurgia bariátrica. Com o avanço da tecnologia, a cirurgia robótica tornou-se uma realidade, transformando a forma como a equipe médica operava. A cirurgia bariátrica que antes era realizada com incisões abertas, pacientes ficavam internados por dias, com drenos e cortes na barriga, enfrentando considerável dor pós-operatória, riscos de trombose e uma recuperação demorada.
Com a introdução da cirurgia bariátrica por vídeo e em seguida a robótica, representou uma verdadeira revolução na cirurgia bariátrica. Além de facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, essa abordagem trouxe inúmeros benefícios para os pacientes. Agora, os pacientes podem receber alta no dia seguinte à cirurgia, em comparação com os dias de internação anteriormente necessários. Essa evolução veio para facilitar a vida dos pacientes e melhorar sua recuperação.
A jornada na medicina do Dr. Mário foi marcada por momentos de dúvida, mas também pela oportunidade de testemunhar avanços incríveis. A evolução da cirurgia bariátrica, em particular, demonstra como a tecnologia pode revolucionar a prática médica e proporcionar um atendimento mais eficaz e compassivo aos pacientes. À medida que continua sua carreira na cirurgia, o Dr. Mário está entusiasmado em ver o que o futuro reserva para a profissão médica e como poderão cada vez mais transformar para melhor a vida dos seus pacientes através da cirurgia bariátrica robótica.